
Mens sana in corpore sano

O Cara no Espelho
Este é um texto de © Dale Wimbrow, (c) 1934



Quando você consegue o que quer em sua luta por dinheiro,
E o mundo o trata como Rei por um dia,
Então vá ao espelho e olhe a si mesmo,
E veja o que esse cara tem a lhe dizer.
El dolor traspasa al cuerpo físico. Beck establece que el daño psicológico puede producir un malestar tan intenso como el daño físico: el ego magullado, el orgullo herido, la mente dañada; lo importante de ello es que reaccionamos de esta forma con la finalidad de evitar ser humillados o rechazados, maltratados en nuestro fuero interior.
La terapia cognitiva es una práctica para afrontar los desordenes produzidos en la mente a través de modificar su cognición en la medida en que el paciente aborda sus problemas de forma más objetiva ante los pensamientos y creencias, cuestionando cómo interpreta o conoce su realidad individual y social. Se trata de evitar de forma exagerada en determinadas situaciones conflictivas o traumáticas que decanten en violencia y en mayor sufrimiento individual o grupal.
Pois não é seu Pai, ou Mãe, ou Esposa,
Que deverão fazer um julgamento de você.
O cara cujo veredito conta mais em sua vida
É o cara fitando-o do espelho.
Ele é o amigo a satisfazer, todos os outros não importam,
Pois ele estará com você até o final de seus dias,
E você terá sido aprovado no mais perigoso, difícil dos testes,
Se o cara do espelho for seu amigo.


Eu acredito que é importante mudar a lente
Quando você muda a lente que usa para enxergar a vida, permite que a vida se transforme em um lugar cheio de cores que você consegue matizar no seu dia a dia.


Sensação de bem estar, estar de bem consigo mesmo.
A felicidade precisa ser trabalhada
Quando a felicidade não aparece, o que você deve fazer? Senta num cantinho e chora?
Não. Felicidade pode e deve ser buscada. Trabalhada. E como é que se consegue ser mais feliz? Será possível conseguir ser mais feliz através da psicologia? Claro . Eu diria mais. Essa é a meta mais fundamental do nosso trabalho. Aliás na minha terapia eu peço para cada paciente me dizer, logo na primeira sessão, como ele quer estar no dia da alta. Aí ele me conta: “Quero ser menos inseguro. Quero ser mais paciente. Quero dormir melhor. Quero parar de tomar tanto remédio para dor de cabeça. Quero parar de sofrer com as lembranças de ter tido a família que eu tive. Quero parar de ter medo de me colocar minhas opiniões diante das pessoas. Quero parar de me culpar por tudo. Quero parar de chorar “. Enfim, cada um tem sua meta para a terapia. E todos conseguem atingir suas metas se fizerem o processo direitinho. Mas o que tem em comum em todas estas metas é que no fundo o que estas pessoas estão querendo mesmo dizer é que querem ser felizes.
A dor pode ser criada por nós mesmos.
Nosso cérebro insiste em imaginar o futuro sempre pior do que realmente será. Esta é a própria definição de ansiedade. Quando você vai fazer uma prova e fica nervoso, você ficou nervoso porque se imaginou tirando nota baixa.
Felicidade é capacidade de ter controle sobre a própria vida. É perceber que a sua vida é resultado dos seus atos, e não se sentir refém do mundo. Ter controle sobre uma situação provoca impacto positivo sobre a felicidade. Você tem controle sobre sua vida?
Grande parte da dor é criada por nós mesmos, pela nossa inabilidade de lidar com a tristeza. Ao encarar o sofrimento de frente e identificar as suas causas reais você estará dando um grande passo na direção do autoconhecimento, o que vai lhe permitir entender quais seus objetivos na vida, quais seus valores. Esse autoconhecimento dará a você mais clareza sobre qual tipo de atividades lhe traz prazer, engajamento e significado.
Ou seja, são justamente os momentos ruins que criarão condições para você correr atrás da sua própria realização - individual, pessoal e intransferível.
A verdade é que: Todos queremos ser felizes, ou mais felizes.
Às vezes as pessoas não admitem abertamente que procuram felicidade, dão outros nomes à esta busca, dizem que procuram o sucesso profissional, a realização espiritual, um sentido no relacionamento, mas no fundo elas procuram essas coisas porque acreditam que isso as fará mais felizes.
Na verdade poucos sabem o quanto podemos melhorar nossa felicidade, ou nem mesmo sabe se isso é possível.